Menu
BBSB - Perfil da Sociedade PDF Imprimir E-mail
Institucional

Apresentação

            Constituída e sediada na cidade de Brasília – DF em Julho de 1993, a Bolsa de Mercadoria de Brasília – BBSB é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo intermediar e promover a comercialização em larga escala de produtos, serviços e ativos. Por meio de seu quadro de corretoras permissionárias espalhadas pelo país, a entidade vem, ao longo dos anos, realizando operações junto ao Governo Federal e ao setor privado, intermediando, com êxito, inúmeros negócios nas áreas do comércio, agronegócio e industrial, pautando sua atuação na transparência, eficiência e eficácia, obtendo grande credibilidade no mercado e respeito das instituições para as quais opera.  A sua Diretoria é composta por membros de amplo conhecimento do mercado, sendo, em sua maioria, profissionais com formação intelectual superior em diversas áreas.
 
 

 

Localização e Estrutura


Instalada atualmente no Setor Comercial Sul, quadra 03, Bloco A Sala 102, conta com uma estrutura composta de sala de negociações preparada para acomodar, confortavelmente, até 14 operadores e/ou prepostos de corretoras, dispondo de linhas telefônicas e monitores para acompanhamento de leilões, coordenados pela mesa de operação que se encontra equipada com um computador para a realização desses leilões e mais dois para prestar suporte aos mesmos.
         A infra-estrutura da Bolsa foi planejada e adequada de forma a permitir que seus corretores tenham as condições ideais para o pleno exercício de suas funções, possibilitando excelente atendimento dos seus clientes. Inclui, além de técnicos treinados e capacitados, a seguinte estrutura:
 


 

Sala de reuniões equipada com computador com acesso a internet.
 
Sala de convivência para recepção de clientes.
 
    


 

Sala de informações equipada com aparelhos de fax para transmissão de documentos aos órgãos do governo, clientes e corretoras.
 
Departamento administrativo equipado com infra-estrutura de informática.
 
    

Departamento Operacional informatizado
   

 Forma de Atuação

           Mantendo seu corpo funcional atualizado sobre todas as operações das quais participa, a BBSB está preparada para esclarecer quaisquer dúvidas das corretoras e dos seus clientes, permitindo que os negócios fluam dentro da normalidade, obedecendo às exigências legais e normativas de que se revestem, diminuindo sensivelmente os riscos inerentes a essas operações. Com essa qualificada atuação, satisfaz os seus parceiros e clientes, destacando-se aí, entre outros, a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, Banco do Brasil S/A, SESI, agroindústrias, criadores, produtores e cooperativas, transportadoras e suas corretoras permissionárias espalhadas por vários importantes estados brasileiros.

          A Bolsa de Mercadoria de Brasília – BBSB organiza, periodicamente, workshops e palestras junto aos corretores e clientes, para o esclarecimento das operações de seus interesses, coordenados pelo Departamento  Operacional que presta esclarecimentos e acompanha todas as etapas das operações, desde o cadastramento dos clientes, até o recebimento dos pagamentos das subvenções econômicas (prêmios), ou de produtos/serviços adquiridos pela CONAB, dirimindo e orientando corretores e clientes quanto a melhor e mais eficiente forma de condução das operações, evitando o cometimento de erros e por conseqüência de sofrerem penalidades.
           Todavia, eventuais defesas administrativas, ou na esfera judicial podem ser conduzidas pela BBSB, no interesse dos seus clientes.


 
          Para melhor esclarecer seus clientes e parceiros a BBSB já realizou e predispõem-se a realizar a qualquer momento debates e palestras sobre as operações de venda de Contratos de Opção, VEP, PEP, PROP,  PEPRO, Compras e vendas de produtos pela CONAB, Leilões de Fretes, Leilões de café, Venda e Compra de Álcool, Lei 8.666/93 que versa sobre as licitações de compras e vendas de produtos e serviços para órgãos governamentais e negociações de Energia Elétrica. Sobre este último tema a BBSB promoveu palestra ministrada pelo Sr. Francisco Ildimar de Lavor, Diretor da Union Energy, empresa comerciante de energia elétrica, localizada em São Paulo.
          Todas as atividades da Bolsa são regidas pelo seu Estatuto Social e Regulamento Interno e são orientadas por condições estabelecidas em contratos mantidos com Banco do Brasil, CONAB, etc, os quais abrangem as relações da Bolsa com os órgãos do governo, exigindo das suas corretoras que se pautem nos negócios nos quais intervêem, em conformidade, ainda, com as exigências regulamentares, leis e decretos que norteiam todas as operações.

          Com essa forte e dinâmica estrutura e excelência no atendimento das necessidades de seus clientes e parceiros, a BBSB atua objetivamente, deixando a forte presença de sua marca no mercado, que se traduz num diferencial competitivo em relação às outras Bolsas do país, o que é comprovado pelas crescentes negociações realizadas com empresas diretamente ligadas ao Agronegócio, intermediando o comércio dos produtos e serviços abaixo:

  • AÇÚCAR
  • ÁLCOOL
  • ARROZ
  • BORRACHA
  • CAFÉ
  • ETANOL
  • CPR,s
  • ENERGIA ELÉTRICA
  • EMBALAGENS
  • FEIJÃO
  • JUTA
  • LOGÍSTICA
  • MILHO
  • SOJA
  • TRIGO

          Desta forma, ao completar seus 14 anos de vida, a BBSB tem a satisfação de ver seus esforços reconhecidos pelo mercado, estando em amplo processo de crescimento, posicionando-se entre as maiores Bolsas de Mercadorias do País.
 

 


 
 
Bolsa de Mercadoria de Brasília
SCS QUADRA 03 BL A, 1o. Andar Sala 102 - Edifício Planalto
Fones: 3322-2173 - 3226-4300 3225-2289 - 3224-1093
Cep: 70.303-000 - Brasília — DF